Notícias - Pesquisa e Inovacao em Fisiologia Vegetal

Trabalho de pesquisa e inovação permite estimar o fluxo CO2 na atmosfera

Trabalho de pesquisa produz inovação para a avaliação do fluxo de CO2 na atmosfera

O estudo desenvolvido pelo Prof. Dr. Tomás de Aquino Portes do DBOT/ICB/UFG permite simular o fluxo de CO2 na atmosfera terrestre e a acumulação na matéria orgânica. Os resultados foram disponibilizados na forma um artigo científico e de um software, que é uma inovação.

O trabalho do pesquisador é resultado de anos de experiência na área de Fisiologia Vegetal e consistiu em desenvolver de uma série de fórmulas matemáticas que possibilitam calcular as concentrações de CO2 liberado a partir da matéria orgânica.

Os modelos matemáticos, também permitem estimar os efeitos da acumulação de matéria orgânica em organismos vivos e o seu impacto na redução do CO2 na atmosfera. Isso é importante para compreender as mudanças da concentração desse gás que é um dos responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera.

O artigo científico publicado na Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology e o aplicativo desenvolvido para Windows podem ser acessados nos links a seguir:

Artigo - Earth CO2 dynamics: from CO2 to organic matter and organic matter back to CO2 – an estimate of fluxes https://www.revistas.ufg.br/RBN/article/view/59419

Aplicativo - CO2 Exchange

Notícias - Pesquisa e Inovacao em Fisiologia Vegetal