Iniciação Científica imagem

O que é ser um estagiário de iniciação Científica?

Iniciação científica é a primeira etapa de quem quer ser um pesquisador ou pelo menos interagir com quem trabalha com ciência, sempre se aprende alguma coisa.

1. É um teste que o estudante faz visando identificar se ele tem habilidades para trabalhar em pesquisa. Ser um pesquisador científico, um futuro cientista. Realizando vários estágios enquanto estudante universitário o estudante pode identificar o que existe mais próximo das suas aptidões e qual porta escolher para o seu futuro. IC é um deles. O valor monetário referente à bolsa ajuda, mas o mais importante é o estágio propriamente, pois fará parte do currículo do futuro profissional.
  2. É procurar o orientador semanalmente ou sempre que achar necessário, para discutir sobre o experimento em andamento, ou questionar o orientador sobre o que tem para fazer? Faça, ajude! Mesmo que sejam trabalhos fora do previsto no estágio, faz parte como atividades extras, ajuda a desenvolver a ciência.
  3. É ficar boas horas no laboratório para acompanhar e se oferecer para ajudar nos trabalhos dos estudantes de mestrado e de doutorado, aprende-se muito. Nunca pense que está sendo escravizado.
  4. É procurar trabalhar com dados científicos, elaborar boas tabelas e gráficos e redigir artigos científicos.
  5. Se você acredita que não dá conta dessas atividades descritas, vá procurar outra coisa para fazer e deixe a vaga para outro. Não estresse o orientador, que já tem uma vida bastante atribulada!

Fonte : prof Tomás