Weby shortcut

História

Atualizado em 11/03/15 12:55.

Histórico da Botânica na UFG

O estudo de Botânica em Instituição de Ensino Superior iniciou-se no estado de Goiás, na década de 40, através da disciplina Botânica aplicada à Farmácia ministrada na Escola de Farmácia e Odontologia na cidade de Goiás. Posteriormente, no processo de formação da Universidade Federal de Goiás (UFG), reuniram-se as Faculdades de Farmácia e Odontologia, Medicina, Direito e Engenharia. Em 1963, foi criada a Escola de Agronomia e Veterinária, onde era ministrada a disciplina de Botânica para o curso de Agronomia.

Em 1968 foi implantado o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), sendo transferidas para esta unidade as disciplinas de Botânica ministradas para os cursos de Agronomia e Farmácia, juntamente com seu corpo docente, constituindo o Departamento de Botânica. Em 1971, com a criação do curso de Ciências Biológicas (modalidades bacharelado, licenciatura e posteriormente biomedicina) ampliou-se o número de disciplinas de botânica ofertadas e o de professores, contemplando as diferentes subáreas. Na década de 80 iniciou-se a qualificação do corpo docente em nível de mestrado e nos anos 90 a maioria dos docentes concluiu o doutorado.

Durante a década de 1990 o Departamento de Botânica contava com dez professores, sendo um dos departamentos mais atuantes e produtivos do ICB. Este número permaneceu até o ano de 1997, a partir desse ano o Departamento de Botânica foi incorporado ao de Biologia Geral (DBG), passando a constituir uma área. Entre os anos de 1997 a 2007 a área sofreu redução pela aposentadoria de quatro professores e o ingresso de apenas um docente por redistribuição. Ainda durante este período houve o acréscimo do número de vagas principalmente no curso de Ciências Biológicas (diurno e a criação da licenciatura no período noturno), bem como o credenciamento de professores nos cursos de pós-graduação, aumentando desta forma a carga horária dos docentes, que passaram a depender da contratação regular de cinco professores substitutos para atender a demanda.

Devido a importância da área de Botânica em função da grande quantidade de disciplinas ministradas para vários cursos da UFG, em 22 de março de 2013 foi recriado o Departamento de Botânica. O Departamento conta atualmente com 14 professores, todos com doutorado e três técnicos administrativos (laboratoristas). Atende aos cursos de: Biologia (licenciatura e bacharelato), Ecologia e Análise Ambiental, Agronomia, Farmácia, Zootecnia, Biotecnologia, Engenharia Florestal.

Atualmente alguns professores participam dos programas de pós-graduação de Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Mestrado e Doutorado em Ecologia e Evolução/ICB/UFG, Mestrado e Doutorado em Biologia/ICB/UFG, Mestrado e Doutorado em Agronomia/UFG, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Ciências Ambientais/PRPPG/UFG.

Março de 2015

Listar Todas Voltar