Prof. Dr. Marcos José da Silva

O Prof. Dr. Marcos José da Silva é pesquisador nível 1 no CNPq

O Prof. Dr. Marcos José da Silva (foto a seguir) do Departamento de Botânica (DBOT)/ICB/UFG teve projeto aprovado no Edital 06/2019 de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Bolsa na modalidade 1D.

A aprovação do projeto representa o reconhecimento do pesquisador na capacidade de gestão de projetos científicos, de sua produção científica e na formação de recursos humanos.

Prof. Dr. Marcos José da Silva

Foto: Prof. Dr. Marcos José da Silva

O projeto

O projeto intitulado "Taxonomia, endemismo e conservação das espécies de Croton L. ocorrentes na Região Centro-Oeste do Brasil e filogenia datada de Croton sect. Geiseleria (A. Gray) Baill. (Euphorbiaceae, Crotonoideae)" constitui-se em uma pesquisa voltada para um dos gêneros mais mais complexos da família Euphorbiaceae, da qual Croton é integrante (Veja as fotos a seguir).

Noticias - Especies de Croton - Marcos Jose da Silva

Foto: Espécimes de Croton agrarius Baill. (A e B) com variação morfológica e de Croton urucurana Baill. (C). Fotografias: Marcos José da Silva.

Objetivos no projeto

a) Treinar estudantes de graduação e de pós-graduação, em taxonomia e filogenia de plantas, áreas ainda bastante carentes de profissionais na região Centro-Oeste.

b) Montar uma coleção de referência sobre o gênero com aproximadamente 400 espécimes para o Herbário UFG.

c) Gerar artigos científicos relacionados aos objetivos centrais do projeto.

d) Auxiliar na compreensão da diversidade morfológica de Croton e na compreensão da história evolutiva de C. sect. Geiseleria.

e) Subsidiar o conhecimento da taxonomia de Croton e da riqueza florística da Região Centro-Oeste.

Impactos científicos esperados no projeto

Os resultados serão uma grande contribuição para o conhecimento da diversidade Florística de Euphorbiaceae no Bioma Cerrado e na região tropical das Américas (neotropical) como um todo. Pois, o conhecimento da Filogenia e Taxonomia aplicados a um dos gêneros mais expressivos de Euphorbiaceae no Brasil e nos neotrópicos, cuja taxonomia e filogenia ainda são precariamente conhecidas ampliarão nossa compreensão da diversidade e evolução de Croton L.

Desenvolvimento do projeto

O projeto será desenvolvido a partir de março de 2020 com espécimes coletados em áreas com vegetação nativa no Centro-Oeste brasileiro com a caracterização e a análise no Laboratório de Morfologia e Sistemática Vegetal e no Laboratório de Filogenia Molecular de Plantas do DBOT/ICB/UFG.

Satisfação do DBOT/ICB/UFG

O membros do Departamento de Botânica (DBOT)/ICB/UFG parabenizam o Prof. Marcos José da Silva por sua conquista e sentem-se felizes e envaidecidos de tê-lo entre seus integrantes.