Concurso - Professor Titular - Ina de Souza Nogueira 2

A Prof. Ina é a mais nova Titular do DBOT

A Profa. Dra. Ina de Souza Nogueira foi aprovada no Concurso para Professor Titular

O concurso para Professor Titular representa o mais alto grau de acensão na carreira do magistério superior e para um docente atingí-lo tem que ser aprovado por outros professores que já alcançaram esse grau em suas instituições. No dia 21/11/2022 a Direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) representada pelo Prof. Dr. Rones de Deus Paranhos fez a abertura do concurso e a banca examinadora constituída pela Profa. Dra. Moemy Gomes de Moraes (Presidente - UFG/ICB/DBOT), Dra. Mariangela Menezes (UFRJ/Museu Nacional), Dra. Ariadne do Nascimento Moura (UFRPE), Dr. Jair Putske (UNIPAMPA) apreciaram o memorial com a história profissional e as motivações, assistiram a defesa pública e arguiram a Profa. Ina.

Concurso - Professor Titular - Ina de Souza Nogueira 1

Fotografias: Edson Ferreira Duarte

A Defesa pública da Profa. Ina demonstrou a construção de uma carreira sólida, de compromisso com a auto formação alicerçada em uma família que sempre a apoiou e com o encontro com professores que a despertaram para a Ciência. Além de seu envolvimento com o ensino, com a formação de novos profissionais, com a extensão universitária e com a pesquisa, que a tornaram uma das referências nacionais nos estudos Cianobactérias e Algas e continentais.

Concurso - Professor Titular - Ina de Souza Nogueira 2

Fotografias: Edson Ferreira Duarte

A Prof. Ina agradeceu publicamente a colegas do Departamento de Botânica e da UFG que a acolheram em sua chegada e a apoiaram no desenvolvimento de sua trajetória, bem como aos estudantes que se tornaram parceiros e aos amigos e lhe estimularam a continuar, mesmo com as limitações de infraestrutura que se apresentaram e que foram superadas.

Cercada por amigos, familiares, colegas de trabalho e admiradores de sua história de lutas e superações a Prof. Ina emocionou a todos e falou de seus planos para os próximos anos, que incluem o uso de dados previamente coletados para novos estudos.

Concurso - Professor Titular - Ina de Souza Nogueira 3

Fotografia: Edson Ferreira Duarte

O Departamento de Botânica do ICB/UFG parabeniza a Profa. Ina pela conquista do grau de Titular e se orgulha de tê-la entre um dos seus membros.

Categorias: Noticia Concurso Professor Titular