Pesquisa - Artigo - Diversidade de frutos e sementes em fitofisionomias de Cerrado e suas implicações para a conservação na Serra Dourada - Visual Abstract -  Edson  Ferreira Duarte

Pesquisa demonstra implicações da diversidade de frutos para a conservação na Serra Dourada

Diversidade de frutos e sementes em fitofisionomias de Cerrado e suas implicações para a conservação na Serra Dourada, Goiás, Brasil

A Serra Dourada é um dos ícones naturais do Estado de Goiás e também uma das áreas mais antigas de ocupação por povos indígenas e posteriormente pelos Bandeirantes desde a colonização, que vieram na busca por riquezas. Está inserida no bioma Cerrado que tem tido uma expressiva redução de suas áreas nativas desde a década de 60, por isso, necessita estudos sobre o padrão de distribuição dos diferentes tipos de frutos e sementes de suas fitofisionomias para auxiliar na colheita de sementes e assim contribuir para a conservação e a restauração de áreas degradadas. Uma síntese visual do trabalho que foi desenvolvido pode ser observada a seguir.

Visual abstract demonstrando passos do desenvolvimento do estudo. Fonte: Edson Ferreira Duarte.

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida em parceria entre Professores e Pesquisadores do Departamento de Botânica/ICB/UFG e do CCAAB/UFRB sobre frutos e sementes ocorrentes na Serra Dourada em Goiás (ver imagem a seguir).

Pesquisa - Artigo - Diversidade de frutos e sementes em fitofisionomias de Cerrado e suas implicações para a conservação na Serra Dourada - A - Edson Ferreira Duarte

Mapas e transectos com pontos amostrados durante o trabalho de campo. Fontes: Mapas adaptados do IBGE (2023) e imagens do Google Earth Pro.

Resultados da pesquisa

A amostragem em 73 plantas (66 espécies) de frutos/sementes maduras nas cinco fitofisionomias demonstra a adaptação da vegetação ao relevo, além da diversidade de tipos de frutos (tipos carpológicos) existem diferenças nas síndromes de dispersão nas diferentes fitofisionomias (ver imagem a seguir).

Pesquisa - Artigo - Diversidade de frutos e sementes em fitofisionomias de Cerrado e suas implicações para a conservação na Serra Dourada - B - Edson Ferreira Duarte

Tipos carpológicos, síndromes de dispersão ao longo do gradiente de altitude na Serra Dourada, Mossámedes, Goiás, Brasil. Fotografias e diagrama: Edson Ferreira Duarte.

Implicações para a Conservação da Serra Dourada

As áreas amostradas estão inseridas em três unidades de conservação, a Área de Proteção Ambiental da Serra Dourada, o Parque Estadual da Serra Dourada (PESD) e a Reserva Biológica Prof. José Ângelo Rizzo da UFG, que precisam elaborar Planos de Manejo para a conservação da biodiversidade vegetal e animal. Porém, alguns aspectos da vegetação devem ser observados nos planos de manejo, tais como a produção de unidades de propagação/sementes destinadas à restauração e as perdas causadas pelo por fatores internos e os ambientais. Mas do ponto de vista de manejo, as áreas com maior proporção de zoocoria (dispersão de frutos por animais) devem ser priorizadas para a conservação, pois apresentam uma relação mais estreita com os animais frugívoros.

Acesse o trabalho na integra na revista Sitientibus série Ciências Biológicas pelo link a seguir: https://doi.org/10.13102/scb9547

Durante o desenvolvimento do trabalho recém publicado, outro produto de Pesquisa & Inovação foi produzido, o Guia eletrônico de identificação de sementes e propágulos da Serra Dourada, Goiás Brasil, que está disponível de forma aberta e gratuita desde 2019 no link a seguir: https://projetosbotanica.icb.ufg.br/guia_sd/

Os autores do trabalho:

• Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte (UFG/ICB/DBOT)
  • Biólogo Samuel de Oliveira Loures (UFG/ICB)
  • Prof. Dr. Aristônio Magalhães Teles (UFG/ICB/DBOT)
  • Prof. Dr. Heleno Dias Ferreira (UFG/ICB/DBOT)
  • Profa. Dra. Lidyanne Yuriko Saleme Aona (UFRB/CCAAB)
  • Dr. Grênivel Mota da Costa (UFRB/CCAAB)

Sistematas que contribuíram para o trabalho:

• Profa. Dra. Vera Lúcia Gomes Klein (UFG/ICB/DBOT)
  • Prof. Dr. Marcos José da Silva (UFG/ICB/DBOT)