Noticia - Premiação Internacional de Trabalho - Marcos Jose da Silva - 2023

Professor do Departamento de Botânica da UFG tem pesquisa premiada Internacionalmente

É com imensa satisfação que comunico aos amantes da Botânica, em especial da área da Anatomia Vegetal, que o estudo orientado por mim e tema da dissertação de mestrado do meu atual orientando de doutorado, Igor Soares dos Santos, intitulado “Comparative anatomy of the vegetative systems of eight Cyrtopodium R. Br. species (Orchidaceae, Epidendroideae) occurring in Central Brazilian savannas”, e recém publicado no renomado periódico estrangeiro FLORA, foi premiado como a melhor pesquisa da área na “7a Edition of International Research Awards On Network Science and Graph Analytics”, evento que avalia a qualidade das publicações em diversos renomados periódicos estrangeiros.

 

Noticia - Premiação Internacional de Trabalho - Marcos Jose da Silva - 2023

 

O estudo executado com afinco, determinação e empenho pelo Igor, descreve comparativamente a anatomia dos órgãos vegetativos de oito espécies de Cyrtopodium e a correlaciona, em uma perspectiva morfológica, adaptativa e evolutiva com os ambientes em que as espécies ocorrem, além de descrever alguns tipos celulares novos ao gênero, o padrão de ceras foliares do mesmo e os peculiares sistemas radiculares do tipo "trash basket".

Me sinto muito orgulhoso de ter orientado esta pesquisa, de ser orientador do Igor, grande responsável pela linda pesquisa, de ter contato com a colaboração da querida colega Gladys e, sobretudo, de está assinando meu nome também na área da Anatomia Vegetal, área pela qual tenho apreço desde que estudante de doutorado, quando nela iniciei meus primeiros passos. Também me deixa muito orgulhoso vê a pesquisa desenvolvida por minha equipe sendo reconhecida internacionalmente, de exibir ao mundo as qualificadas pesquisas que fazemos na nossa querida UFG, de potencializar esta última como uma qualificada instituição de pesquisa, dentre as melhores do país, e mais ainda por participar da lindíssima formação do Igor como pesquisador.

Igor, é um ser inteligentíssimo, que adora aprender, que me faz estudar para orientá-lo e que tem uma luz nata. Igor, parabéns para nós, tenho muito orgulho de você!


O trabalho publicado e a honraria a nós destinada podem ser constadas nos links abaixo.

 

Texto da notícia:

  • Prof. Dr. Marcos José da Silva (UFG/ICB/DBOT).