Extensao - Curso de identificacao de sementes - Edson Ferreira Duarte - 2023 1

Treinamento para identificação de sementes realizado em 2023

O "V Curso de identificação de sementes e propágulos para o comércio no Brasil" ocorreu entre os dias 09 e 10 de dezembro de 2023

 

O curso ocorreu no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia, contou com 11 participantes oriundos de cinco Estados brasileiros (Distrito Federal, Goiás, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul). A maioria dos inscritos (10) são profissionais que atuam nas áreas de produção e análise de sementes.

 

Extensao - Curso de identificacao de sementes - Edson Ferreira Duarte - 2023 2

Fotografias: Daniela Custódio da Silva, Celice Souza Novaes, Hugo Dantas do Nascimento.

 

O interesse dos participantes no treinamento prático e o esclarecimento das perguntas, proporcionaram trocas de experiências e a identificação de 60 espécies vegetais usando apenas suas sementes/propágulos.

O curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte do Departamento de Botânica/ICB/UFG, e também destacamos a participação ativa dos Profissionais TAEs no preparo e no suporte de todas as etapas preparação e realização do Curso. Em que as participações da Farmacêutica Daniela Custódio da Silva (UFG/ICB/CAP) e dos estudantes de graduação em Engenharia Florestal da UFG: Celice Souza Novaes e Gregório Batista dos Santos Neto foram essenciais para o bom andamento das atividades.

 

Avaliação do Curso pelos participantes

A avaliação do curso é feita de forma expontânea pelos participantes e foi possível verificar que a Parceria com a ABRATES tem sido importante para que os inscritos tenham notícias sobre a realização dos Cursos. E também se verifica que no geral o treinamento tem sido bem avaliado.

Extensao - Curso de identificacao de sementes - Edson Ferreira Duarte - 2023 2

 

Manifestações dos participantes

No espaço deixado para o registro de manifestações foi declarado o seguinte:

 

"O curso agregou muito para o conhecimento prático no laboratório. Só tenho agradecer ao professor pela sua atenção." (Andréa Binsfeld - Semente Forte - Júlio de Castilhos - RS).

 

"Excelente o trabalho realizado pelo professor! Deveria servir de exemplo e esse trabalho se estender as demais UF assim contribuindo para a identificação de uma número maior de espécies." (Larissa Machado - Semente Forte - Júlio de Castilhos - RS).

 

Agradecemos aos participantes/inscritos, à ABRATES (https://www.abrates.org.br/) e ao seu Comitê Técnico de Sementes Florestais - CTSF (https://www.sementesflorestais.org/) e também ao ICB/UFG (https://icb.ufg.br/) pelos apoios e pela divulgação em seus sites e mídias sociais.

Categorias: Curso