Extensao - Banner 2 - Curso de identificacao de sementes - Edson Ferreira Duarte - 2024

O Curso de Identificação de Sementes de 2024 manteve a qualidade e trouxe Inovação

Ocorreu a sexta edição do Curso de identificação de sementes e propágulos para o comércio no Brasil nos dias 13 e 14 de julho de 2024.

A qualidade do Curso tem sido mantida pela Equipe Organizadora, que conta com a participação de Profissionais do ICB/UFG e de Estudantes além dos apoios da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e do seu Comitê Técnico de Sementes Florestais (CTSF), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/UFG e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), o que demonstra uma articulação e o esforço coletivo para o sucesso dos treinamentos realizados na UFG.

Os participantes do Curso

O Curso contou com 12 participantes dos estados da BA, GO, DF,  que Estudam e também atuam em empresas Produção e na Análise de Sementes. E além da equipe do DBOT/ICB/UFG composta pelo Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte, TAE Daniela Custódio da Silva e pelos Estudantes de Engenharia Florestal/EA/UFG Celice de Souza Novais e Gregório Batista dos Santos Neto, também participaram do treinamento estudantes que atuam no Projeto Sementes e Inovação, sendo eles Lucas Nunes Rios (Ciência da Computação/INF/UFG) e Marcelo Vieira de Oliveira (Agronomia/EA/UFG), conforme imagens a seguir.

Noticias - Curso de Identificacao de Sementes - Participantes - 2024

Fotografias: Janaine Nunes Marques e Celice Souza Novais

A avaliação do Curso pelos Participantes

Na avaliação feita pelos inscritos verifica-se que as fontes de informação sobre o Curso tornaram-se mais diversificadas e que foram oriundas de Participantes das edições anteriores, principalmente dentro das Empresas/Laboratórios. Também fica evidente o grau de satisfação e a perceção da qualidade do Curso, conforme sintetizado na figura a seguir.

Noticias - Curso de Identificacao de Sementes - Avaliacao - 2024

Manisfestações e sugestões dos Participantes

Na avaliação do Curso os inscritos podem se manifestar e fazer sugestões, conforme as apresentadas.

• "O curso atendeu as minhas expectativas e contribui para meu conhecimento na parte de Identificação de Sementes." - Mayene Jéssica Silveira Silva - Corteva

• "O curso ajudou a adquirir novos conhecimentos sobre morfologia de semente facilitando a identificação de sementes, principalmente com ferramentas digitais, assim consigo identificar sementes com agilidade e confiança.” - Ana Cristina Teodoro Silva Goulart - Corteva

• "Excelente eu estou satisfeita obrigada." - Maria Jose Malave Ladera - Sementes Lima

• "Para que o curso possa atingir uma área mais abrangente, sugiro que também seja focado em sementes de plantas daninhas das quais possam acometer as áreas para o cultivo de gramíneas.
    No entanto, o curso foi didático e bem representativo para a proposta da qual foi apresentada. Todos os envolvidos estão de parabéns pela cordialidade e dedicação para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Espero participar de outros cursos que ocorrerão nos próximos anos.
    Obrigada. E até logo." - Rosilaine Aparecida de Oliveira Rodrigues - Sementes Lima

A inovação - Os participantes do Curso podem colaborar para o treinamento do Aplicativo de Identificação de Sementes

Foi apresentado o aplicativo SeedID que está em fase de finalização (ainda não está disponível) e que precisa ser treinado com imagens de diversas espécies vegetais, para que possa ser usado. De forma que, foi feito o convite para contribuirem com Imagens Colaborativas no Projeto Sementes e Inovação, que deu origem ao material didático usado (Livro - Sementes e Propágulos: guia de identificação e o Aplicativo em Java - Guia eletrônico de identificação de sementes e propágulos). Para saber como contribuir acesse o Link https://redcap.prpi.ufg.br/surveys/?__dashboard=YFPXMAA8D8F.

Noticias - Sementes e inovacao - Imagens Colaborativas - Edson Ferreira Duarte 2024

A participação social nos trabalhos de pesquisa além de constituir-se em uma das modalidades da Ciências Aberta, que também é uma da formas de Ciência Cidadã. Para saber mais sobre esses assuntos leia a Apresentação feita no link disponibilizado anteriormente. Dessa forma os pesquisadores da UFG, da UFRB, da UFAM e da UFBA envolvidos no Projeto Sementes e Inovação apresentaram duas abordagens inovadoras: a primeira e o Aplicativo para Celular e a segunda é a forma de produzir parte dos dados necessários para acelerar a produção de resultados/produtos.

Texto da Notícia: Edson Ferreira Duarte

Categorias: Notícias Cursos Botânica sementes